Saúde

Como usar uma esponja Konjac (e por que vale a pena tentar)

Gostou deste post? Compartilhe com um amigo !

Já ouviu falar de uma esponja konjac? é um tratamento fabuloso facial.

A esponja konjac cada vez mais popular pode ajudar naturalmente a limpar, esfoliar e nutrir a pele. É por isso que ele tem desfrutado o seu recente aumento da popularidade:

 

O que é uma esponja Konjac?

Então talvez você já viu as esponjas coloridas pouco coloridas, mas não eram muito certo o que fazer deles. As esponjas Konjac são feitas a partir da raiz seca e moída do konjac, ou inhame de elefante, que é nativa da Ásia.

As culturas asiáticas usaram a raiz do konjac por mais de 2.000 anos, e as esponjas do konjac foram um artigo popular lá por aproximadamente 100 anos.

O processo é bastante simples. O pó de Konjac é misturado com hidróxido de cálcio, aquecido, congelado e depois seco. O cálcio produz um produto final alcalino que ajuda a equilibrar um pH excessivamente ácido da pele. Às vezes, carvão em pó ou argila verde ou vermelha é adicionado para beneficiar diferentes tipos de pele e ainda extrair impurezas da pele.

 

Por que uma esponja Konjac funciona

Eu sou um grande fã de escovar o corpo por sua capacidade de aumentar a circulação, esfoliar e limpar os poros. Uma esponja konjac é como corpo escovando para o seu rosto. Também é útil para, acne, cravos e eczema.

Konjac naturalmente nutre com vitaminas A, B, C, D e E, proteínas, lipídios, ácidos graxos, cobre, zinco, ferro e magnésio. Este vegetal maravilhso ainda tem antioxidantes e tem sido historicamente utilizado para suprimir tumores. Ao contrário de outros exfoliantes que prejudicam o ambiente, o konjac é completamente natural, não tóxico, e biodegradável (nenhum material artificial!)

Melhor ainda, a esponja konjac tem propriedades de limpeza suficientes inatas por conta própria, algumas pessoas têm sucesso usando-a com apenas água. Pesquisas mostram que konjac ainda inibe as bactérias que produzem acne.

 

Qual cor escolher

Você pode notar que existem diferentes esponjas coloridas, mas não é apenas para mostrar.

As esponjas konjac cinzentas escuras são infundidas com carvão vegetal para a pele propensa à acne.
As esponjas vermelhas ou cor-de-rosa do konjac têm a argila francesa incorporada que é apropriada para a pele sensível, madura, ou mais seca.
Esponjas verdes geralmente têm argila verde para desintoxicação e absorção de óleo.

Certifique-se de verificar com o fabricante para ver se suas esponjas coloridas konjac contêm quaisquer cores artificiais ou outros ingredientes indesejáveis. Em caso de dúvida, mesmo as simples esponjas konjac brancas funcionam bem para melhorar a saúde da pele.

 

Como é uma esponja Konjac

As esponjas de Konjac são mais finas do que as normais, e elas são mais macias que os esfoliadores faciais. Uma barreira de água forma sobre a superfície da esponja que traz uma sensação muito lisa.

A textura é um pouco semelhante ao típico esponjas brancas de maquiagem.

 

Como usar uma esponja Konjac

Quando você começa primeiramente usar uma esponja do konjac você observará que é pequeno e dura. Mergulhe a esponja em água morna por 15 minutos antes da primeira utilização. Depois de usá-lo, ele só precisa de imersão por um minuto ou dois antes que ele amolece e se expande para cerca de uma vez e meia seu tamanho.

Esprema delicadamente o excesso de água pressionando a esponja konjac entre as palmas das mãos. Não muito forte. Aplique uma pequena quantidade de limpador facial (se desejado), ou apenas use a esponja lisa.

Esfregue a esponja konjac na face em movimentos ascendentes e circulares. Concentre-se em áreas secas ou escuras. É um exfoliator suave, assim que pode sentir como você necessita esfregar duramente para fazê-lo  trabalhar, mas não é necessário. Estas esponjas removerão a sujeira, o protetor solar, e mesmo a composição. (embora você pode precisar usar um pouco de óleo de coco para remover maquiagem pesada dos olhos .)

Enxágüe a esponja konjac bem com água fria e esprema suavemente o excesso de água pressionando a esponja entre as palmas das mãos. Não torcer, ou puxar  ele.

Pendure-o para secar, ou colocá-lo em uma prateleira para que haja fluxo de ar. Alternativamente, você pode manter a esponja em um recipiente selado na sua geladeira. Certifique-se de guardá-lo longe da luz e umidade. Mesmo ao lado de seu chuveiro dentro do banheiro não é a melhor opção.

 

Cuidar de uma esponja Konjac

A cada 2 semanas, coloque a sua esponja konjac em água muito quente (mas não fervendo) por cerca de 5 minutos para desinfectá-la.

Após 4-6 semanas, jogar fora a esponja e usar uma nova. É hora de substituir a esponja quando já não se expande adequadamente e começa a se desintegrar.

Qual é a sua maneira favorita para limpar a sua pele? Você já experimentou uma esponja konjac e, em caso afirmativo, o que você acha? Por favor, compartilhe os comentários!

 

Fontes:

FH Al-Gazzewi e RF Tester, ” Efeito de konjac glucomannan hidrolisados ​​e probióticos sobre o crescimento da bactéria da pele Propionibacterium acnes in vitro “, International Journal of Cosmetic Science 32, edição 2 (outubro de 2009).
Melinda Chua. Et al., ” Usos tradicionais e potenciais benefícios para a saúde de Amorphophallus konjac K. Koch ex NEBr. , ” Journal of Ethnopharmacology 128, número 2 (Março de 2010).
Http://www.refinery29.com/2014/01/59896/konjac-sponge

Summary
Review Date
Reviewed Item
Esponja Konjac
Author Rating
51star1star1star1star1star

Gostou deste post? Compartilhe com um amigo !

Author


Avatar

Ana Luiza Bellafronte

Germiniana, casada, mãe da Mahria Clara de 9 anos e Aurora de 1 ano, terapeuta naturista e amante da gastronomia, ecologia, arte e música. Moro no meio do mato e busco ar puro, uma água sem cloro, um fruto no pé, uma verdura orgânica. Sem artifícios, sem máscaras, que faz bem para a saúde.